Vulco Blog

O pneu do futuro vai regenerar-se sozinho e adaptar-se a si

Consegue imaginar um pneu biodegradável, capaz de se regenerar sozinho e adaptar-se tanto à sua condução como às circunstâncias da via? É assim que a Goodyear, que acaba de apresentar o protótipo de reCharge, imagina o futuro destes componentes. Um pneu que se pode mudar para satisfazer as necessidades individuais de mobilidade.

Este protótipo é a resposta da Goodyear ao futuro da mobilidade elétrica personalizada e de conveniência. As inovações que este conceito incorpora baseiam-se em três pilares:

Personalizado: baseia-se num composto de banda de rodagem biodegradável que se pode recarregar com cápsulas individuais, que contêm um composto líquido personalizado. Estas cápsulas permitem que a banda de rodagem se regenere e que o pneu se adapte com o tempo às circunstâncias climáticas e às condições da estrada. Também se adapta a cada condutor: graças à inteligência artificial, vai criar-se um perfil à volta do qual se personaliza o composto líquido, gerando uma mistura adaptada a cada indivíduo.

Sustentável: o composto em si é formado com um material biológico e reforçado com fibras inspiradas num dos materiais naturais mais resistentes do mundo: a seda de aranha. Assim, falamos de um conceito de pneu extremamente duradouro e 100% biodegradável.

Sem complicações: simplifica radicalmente o processo de mudança de pneus com cápsulas recarregáveis. Trata-se de uma construção fina, robusta e de baixa manutenção que eliminaria a necessidade de controlar a pressão dos pneus ou o tempo de inação relacionado com furos.

 

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina Vulco mais próxima.

Data