Vulco Blog

O que é melhor: janelas abertas ou ar condicionado?

É uma dúvida habitual. O que gasta mais combustível: abrir as janelas ou ligar o ar condicionado? Na verdade, o truque para poupar na temperatura do nosso veículo consiste em utilizar cada possibilidade quando é mais conveniente.

Quando circulamos a baixa velocidade, a melhor opção é abrir as janelas, desde que as condições de segurança o permitam. Isto porque o ar condicionado utiliza um compressor para funcionar, que depende do motor. Por isso, o propulsor terá um trabalho extra quando o ar condicionado estiver a funcionar.

No entanto, se viajar na estrada a alta velocidade é melhor ligar o ar condicionado do que abrir as janelas. Trata-se de uma opção muito mais segura e que evita o efeito das janelas abertas sobre a aerodinâmica do veículo. Como o vento entra dentro do carro, a resistência contra o ar aumenta e, com ela, o consumo de combustível.

Assim, podemos concluir que a baixa velocidade é melhor abrir as janelas, mas apenas quando for adequado. Por exemplo, não convém fazê-lo num engarrafamento ou num lugar com uma poluição elevada nem se tivermos alergias. Em estrada, é sempre melhor recorrer ao ar condicionado.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina Vulco mais próxima.

 

Data