Vulco Blog

O que significam as letras das mudanças automáticas?

Em Portugal a norma são os carros com mudanças manuais. No entanto, as mudanças automáticas têm ganho popularidade. Trata-se de dispositivos muito práticos, que podem ajudar a poupar combustível. Além disso, estão sempre presentes nos carros elétricos, cuja utilização ganha vez mais adeptos.

Sabe o que significa as letras das mudanças automáticas? Confira o significado:

- P: este é o modo mais básico. Trata-se da posição de estacionamento (parking em inglês), que bloqueia a caixa de velocidades para evitar que o carro se mova.

- R: tem origem na palavra “reverse” em inglês e refere-se à marcha atrás, tal como na grande maioria das caixas de mudanças manuais.

- N: este é o ponto morto ou neutro. Nesta posição, a caixa de mudanças não engrana nenhuma mudança e é necessário ativar os travões para evitar que o carro se desloque, já que a caixa não estará bloqueada como ocorre na posição P.

- D: com este modo, o seu carro poderá avançar. É a posição “drive” (conduzir), que permite à caixa de mudanças engranar as mudanças de forma automática. O condutor só terá que se focar em acelerar, travar e dirigir o veículo, uma vez que o carro se encarrega de escolher a mudança mais adequada a cada momento.

- M e S: algumas caixas de velocidade permitem passar ao modo manual ou sequencial, que aparecem representados por estas letras. Os símbolos + e – são os que lhe permitirão aumentar ou reduzir a velocidade repetivamente.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina de confiança.

Foto: Jean-Philippe Delberghe

Data