Vulco Blog

O seu carro avisa quando algo está mal com o filtro de partículas

O filtro de partículas é uma componente que faz parte do sistema antipoluição do veículo. Geralmente está instalado na parte inferior do carro, antes do tubo de escape.

Este filtro encarrega-se de filtrar a fuligem que se gera com a combustão mediante pequenas células que se encontram no seu interior. Conta com sensores que indicam se se está a alcançar o limite de saturação do filtro.

O veículo tem diferentes formas de o avisar de que o filtro de partículas tem algum problema. Basicamente são dois:

- Perda de potência: se o filtro estiver saturado, o carro vai proteger-se diminuindo o trabalho do motor para evitar que continue a acumular fuligem;

- Luz de aviso: podem ligar-se as luzes de aviso no painel do carro. Um deles é o filtro de partículas, que costuma ser de cor amarela. O outro é o motor, que aparece quando acontece a perda de potência que mencionávamos antes.

Se observar algum destes sinais, o mais provável é que o filtro de partículas requeira uma regeneração, que pode fazer circulando na estrada com o motor a trabalhar a velocidades (mudanças) baixas. Se o problema persistir, não duvide em visitar a sua oficina de confiança para que verifiquem o seu estado.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina Vulco mais próxima.

Data