Vulco Blog

Os carros avisam quando é preciso trocar as pastilhas dos travões

sistema de travagem é um dos sistemas de segurança mais importantes de qualquer automóvel, por isso é importante estar atento à sua manutenção e cuidar de todos os seus elementos, para que estes não de desgastem precocemente. Por isso é extremamente importante acompanhar o desgaste dos discos pastilhas de travão.

Pastilhas freio vulco

Felizmente, para as pessoas menos interessadas por mecânica, hoje em dia a maioria dos automóveis vêm equipados com uma série de mecanismos que alertam para o nível de desgaste das pastilhas de travões, através uma luz de advertência no painel de instrumentos do automóvel. Esta luz é activada porque as pastilhas têm um pino encrostado na massa da pastilha, quando o nível de desgaste é atingido, estabelece um contacto eléctrico que faz accionar o painel de controlo.

Para além de sistemas de aviso visual, também existem sistemas sonoros. O contacto metálico entre o disco e peças metálicas que fazem parte da pastilha, faz emitir um ruído agudo, que adverte para a necessidade de verificar o sistema de travagem do veículo.

Existem também modelos, nos quais o fabricante não coloca qualquer tipo de mecanismo de aviso. Nesses casos podemos verificar o estado dos travões através do nível do líquido de travões.

 

Por último, é possível verificar o estado de desgaste das pastilhas, olhando através da jante e visualizar a espessura das pastilhas.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina Vulco mais próxima.

Data