Vulco Blog

Os pneus têm um índice máximo de carga

Se reparar na parte lateral dos pneus, verá que aparecem vários grupos de letras e números. Um deles refere-se ao índice máximo de carga e velocidade que o pneu pode suportar. São duas letras e um número que costumam aparecer ao lado das medidas.

 

O índice de carga é o peso máximo que o pneu pode suportar. No entanto, lembre-se que o número que aparece não corresponde exatamente ao número de quilos que pode aguentar, por isso é necessário convertê-lo em quilos através da tabela de equivalências que têm os fabricante (o link encontra-se abaixo). Por exemplo, se os pneus do seu carro tiverem uma carga máxima de 91 (como a da foto), significa que pode carregar até 615 quilos. A tabela começa com o código 60 (250 quilos) e vai até o 125 (1.650 quilos).

 

Depois do número aparece uma letra. Esse é o índice de velocidade, ou seja, a velocidade máxima a que o pneu pode circular sem que haja perigo de rotura ou deformação. Existe também uma tabela que mostra as correspondências de cada letra. O L, por exemplo, indica que o pneu pode suportar 10 minutos a 170 km/h sem problemas. Os mais elevados correspondem às letras Z, W e Y, que superam os 270 km/h.


Neste site, poderá consultar as duas tabelas de equivalências.

Data