Vulco Blog

Os pneus vão ao espaço

Até aqui tínhamos ouvido falar de testes de pneus em circuitos ou lugares mais ao nível da terra. Fazer testes a pneus no espaço não é algo habitual. No entanto, a Goodyear propos-se a fazê-lo.

O fabricante de pneus vai realizar testes com componentes dos seus pneus no espaço, a fim de melhorar a eficácia e a tração na terra. Estes testes vão realizar-se este ano e fazem parte de um projeto do Laboratório Nacional dos Estados Unidos na Estação Espacial Internacional.

Em concreto, a Goodyear Tire & Rubber Company vai estudar a formação de partículas de sílica, um material habitual nos pneus de consumo, no ambiente de microgravidade da estação espacial. Assim poderá avaliar estruturas moleculares de sílica não disponíveis na terra.

A partir dos resultados obtidos, a Goodyear tentará determinar se se deve considerar uma maior investigação das formas únicas de sílica precipitada nos pneus, que poderiam ajudar a melhorar a eficiência no consumo de combustível ou a tração dos pneus. A ciência dos materiais é muito importante na investigação e desenvolvimento de pneus.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina de confiança.

Data