Vulco Blog

Os quatro passos que deve seguir se o seu carro avariar

A manutenção adequada costuma manter o veículo longe das avarias. No entanto, ninguém está livre de sofrer um percalço na estrada. Por isso, convém saber o que se deve fazer se o carro avariar no decurso uma viagem.

Procure um lugar seguro: quer seja por causa de um furo ou porque precisa de imobilizar o carro devido a um problema mecânico ou elétrico. Se for o caso, deve evitar perigos detendo-se num lugar seguro sempre que possível. De preferência, em zonas com boa visibilidade.

Ligue as luzes de emergência: são a maneira mais rápida e segura de avisar aos restantes utilizadores da via que há algo com o seu carro. Acrescente também os médios, sobretudo se o incidente acontecer de noite.

Assinale o perigo: para isso, pode utilizar os triângulos de emergência —que vão desaparecer em 2026— ou a luz de emergência V-16. Se tiver que sair do veículo, lembre-se que todos os ocupantes deverão utilizar o colete refletor.

Avise a assistência na estrada: uma vez sinalizado o incidente e protegida a zona, já pode chamar o serviço de assistência que tiver contratado. Enquanto espera, mantenha-se afastado da estrada para evitar riscos e lembre-se de o fazer sempre com o colete posto. Se não conseguir deixar o veículo de forma segura, permaneça no seu interior com o cinto de segurança apertado.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina Vulco mais próxima.

 
 

Data