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Os sete passos para criar um pneu

O fabrico de um pneu pode parecer simples, mas não é assim. A Goodyear revela-nos os passos para criar o melhor.

1 - Definir os objetivos: o que queremos construir? Que funções deve cumprir o futuro pneu? Estas são as primeiras preguntas a que devemos responder. Nesta fase, que pode ser de três anos ou mais, avalia-se o consumidor, os veículos que vão sair do mercado e os requerimentos reguladores, bem como critérios de provas de pneus realizados pelas revistas e clubes de automóveis, no caso da Goodyear.

O objetivo desta primeira etapa é estabelecer metas específicas de critérios do novo produto. Cada tipo de pneu vai-se centrar nas variadas características de funcionamento como a eficácia do combustível, aderência à superfície molhada ou seca, a sua resistência ao aquaplanning ou a estabilidade em alta velocidade, entre outros.

2 - Design: os designers estão presentes desde a concepção inicial através do desenvolvimento até à comunicação visual do produto. Há dois tipos de desenhadores: o criativo, que se centra no aspeto da banda de rodagem e nos flancos e o desenhador técnico, que se centra unicamente nos efeitos sobre o rendimento de um design específico. Este pode marcar a diferença entre um pneu ou outro na escolha do cliente. Acontece particularmente no caso de marcas premium de pneus de alto rendimento, como o tunning e a competição.

3 - Estrutura: o reforço e a estabilidade são as chaves  de qualquer pneu quanto à sua estrutura, um conceito fundamental para a sua prestação. Há muitas variações determinantes no processo de fabrico, o que implica o uso de vários compostos diferentes e materiais de reforço, como o aço, o poliéster e as fibras de aramida.

O processo de fabrico da carcaça é muito importante para o rendimento global do pneu já que pode influenciar muitos aspetos como o equilíbrio do pneu, a sua força a alta velocidade e nas curvas, a aderência, a resistência à rodagem, a distância de travagem e o desgaste da banda de rodagem.

4 - A composição e a arte da mistura: a criação do composto de um pneu consiste em reunir os elementos da mais alta qualidade para o composto de borracha. Cada componente tem uma mistura diferente de ingredientes de acordo com as propriedades necessárias para o componente em causa.

5 - Protótipo: depois de estarem definidos os componentes, compostos , materiais específicos e o design da banda de rodagem, procede-se ao fabrico de protótipos para poder testá-los, em laboratórios de ensaios e em veículos. A equipa trabalha em estreita colaboração com o departamento de avaliação para que estes se possam pôr à prova num amplo programa de ensaio onde os resultados podem ser enviados de volta à equipa de ID.

6 - Avaliação do pneu: Mais de 270 pilotos de provas da Goodyear e enjeiros e técnicos de 12 nacionalidades diferentes realizam mais de 100 milhões de quilómetros todos os anos, assegurando-se de que os pneus estão a ser testados em todo o mundo 24 horas por dia.

Os testes constituem uma atividade importante para a empresa que os faz a mais de 70000 pneus  por ano nos seus laboratórios com terrenos de pistas de provas e em estrada. Na europa, a Goodyear é proprietária de três pistas de provas com instalações específicas para pôr ao limite os pneus, estando situadas em França, Alemanha e Luxemburgo. Utilizam-se mais de 500 veículos todos os anos para este efeito.

7 - Industrialização e fabrico: O processo de industrialização tem como objetivo a criação de infraestruturas de produção, processos, equipas para garantir o êxito do lançamento de um novo produto a nível da produção em massa.

O próprio processo de fabrico é uma sucessão de diferentes passos com operações muito específicas, como a mistura de ingredientes em proporções muito precisas e sob uma série de condições de processo muito controladas para conseguir diferentes compostos de borracha. De seguida, vem a preparação dos componentes incluindo os processos de criação de vários componentes.

Uma máquina de reíne todos os componentes e o processo de vulcanização no molde da forma final, bem como as propriedades finais do pneu. Depois de terminado o processo, todos os pneus passam por uma série de inspeções e provas para verificar o cumprimento dos padrões de qualidade estabelecidos.

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