Vulco Blog

Os sinais mais temidos do painel de instrumentos

As luzes do quadro de instrumentos do seu carro podem trazer notícias diferentes. Mas há algumas que provocam receio quando acendem, porque podem indicar problemas graves. Nestes casos, o melhor é parar o veículo e colocá-lo nas mãos da sua oficina de confiança. Estas são algumas das luzes mais temidas:

- Pressão do óleo: quando esta luz acende, costuma dever-se a duas causas: uma falha na bomba de óleo ou um nível de lubrificante muito baixo no cárter. Se a luz piscar não deve preocupar-se, embora deva parar, deixar o veículo arrefecer e rever o nível de óleo. Continuar com um problema na lubrificação pode avariar gravemente o motor.

- Temperatura do motor: a luz costuma controlar o sensor de temperatura do líquido refrigerante, embora possa acender também se não houver nível suficiente deste líquido. É preciso parar o carro e deixar que o motor arrefeça para evitar males maiores. Nem sempre significa que há uma avaria, mas convém estar atento e consultar um especialista em caso de dúvida.

- Falha nos travões: a luz costuma acender se o nível de líquido dos travões estiver abaixo do mínimo. Se se tratar de uma fuga e se perder por completo o fluido dos circuitos, a capacidade de travagem pode ver-se reduzida, pelo que não se deve continuar a conduzir. No entanto, também pode ser um problema menor, como uma avaria no sistema Hill Holder, o assistente de arranque em subida.

- Falha na direção assistida: indica uma falha no sistema elétrico de assistência à direção. Pode tratar-se apenas de uma incidência leve, embora também seja possível que deixe de funcionar por completo. Ao conduzir sem direção assistida, o volante irá oferecer maior resistência, podendo mesmo danificar-se o mecanismo de transmissão, por isso, nestes casos convém colocar o veículo em mãos de profissionais.

- Perda de pressão dos pneus: se o veículo incluir esta luz, ela avisa quando alguma das rodas perdeu ar. Por isso, convém parar e verificar qual é o problema para evitar riscos.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina de confiança

 

 

 

Data