Vulco Blog

Pneus de baixa qualidade podem demorar a travagem

A diferença entre utilizar pneus premium e de baixa qualidade é importante para a segurança do seu veículo. Foi essa a conclusão da Goodyear e da RACE depois de realizarem uma série de testes comparativos no Circuito espanhol do Jarama.

Assim, a distância de travagem em piso molhado pode alongar-se até 18 metros quando se circula a 80 km/h, dependendo do tipo de pneus que tenha no carro (classe A ou classe F). Surpreendente, não é? Foi isso o que as duas empresas descobriram quando compararam o comportamento de pneus premium da marca Goodyear e outros de baixa qualidade anunciados com grandes descontos.

No mesmo carro, conduzido por um piloto da Escola de Condução Jarama-RACE, foram encontradas diferenças no consumo de combustível, de desgaste do próprio pneu e, mais importante: de comportamento em situações com pavimento deslizante. Gostaria de verificar essas diferenças? Veja o seguinte vídeo:

Como sabe, no momento de comprar um pneu, é importante saber ler a informação que consta na etiqueta, onde podemos encontrar dados importantes como a eficiência do combustível, a aderência sobre molhado e o nível de ruído exterior.

Embora esta etiqueta seja muito importante, não inclui toda a informação valiosa: as marcas premium realizam testes nos quais analisam mais de 50 parâmetros, que são muito mais exigentes do que aqueles que encontramos nos pneus de baixa qualidade.

Além disso, deve ter-se em conta fatores para além do tipo ou da marca como que a banda de rodagem deve ser sempre superior a 1,6 mm (embora o recomendável seja, no mínimo, 3 mm). Deve ainda circular-se com uma pressão adequada em função do veículo e da carga que este suporta.

Também importa recordar que, apesar dos pneus não caducarem, envelhecem. Por isso, recomenda-se a sua revisão a partir do quinto ano, bem como de cada vez que vá fazer uma longa deslocação, independentemente da antiguidade.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina de confiança.

Data