Vulco Blog

Por que acende o aviso de falha no motor

Reparou que o aviso de avaria no motor no painel de instrumentos do seu carro está aceso? Nesse caso, deve acudir quanto antes à sua oficina de confiança para que verifiquem o que está a acontecer. Trata-se de um aviso que pode ser motivado por diversas causas. Todas elas podem ter consequências sobre o funcionamento do seu carro. Por isso, deve reparar a avaria o quanto antes.

Estes são alguns dos motivos pelos quais pode acender o aviso no painel de instrumentos:

- Falha no sensor de oxigénio: este sensor pode ter uma falha de forma prematura, sobretudo se não mantiver o seu veículo em condições ou se ocorreu alguma fuga do líquido refrigerante.

- Erro no catalizador: é uma avaria frequente que costuma acontecer devido a problemas quando as velas ou as bobinas de ignição estão em mau estado. Solucionar este problema costuma ser bastante caro devido às características destes elementos. No entanto, ignorá-lo pode causar problemas mais graves.

- Mudança da tampa de combustível: este é um problema cuja solução é bastante económica e, ao mesmo tempo, muito importante, já que pode causar uma falha no motor, o que poderia provocar um maior consumo de combustível e um aumento das emissões contaminantes.

- Falha no termostato: se este dispositivo ficar obstruído, o carro não irá detetar a que temperatura se encontra o motor.

- Falha no fluxímetro: este elemento dosifica o ar que entra no motor para calcular quanto combustível é necessário para a mistura. Se não funcionar corretamente, o consumo pode disparar.

- Falha nos cabos das velas: pode acabar a danificar as velas. A reparação é económica.

- Mudança da válvula de controlo das emissões: este dispositivo encarrega-se de que os restos de combustível se queimem e pode ficar obstruído com certa facilidade devido à acumulação de sujidade.

- Falha no sistema de evaporação de emissões: neste caso, encarrega-se da quantidade de gases poluentes que se expulsam para a atmosfera.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina de confiança.

 

Data