Vulco Blog

Por que falha o ESP?

O controlo eletrónico de estabilidade (ESP) é um sistema que aumenta a segurança dos ocupantes nos automóveis. No entanto, este dispositivo pode apresentar avarias provocadas por causas muito diversas, pelo que deve estar atento.

Os problemas de funcionamento do ESP dizem respeito geralmente a falhas em algum dos sensores. Se for este o caso, o ABS também deixará de funcionar e vai aparecer uma advertência no painel de instrumentos ou uma mensagem no computador de bordo.

Normalmente, as falhas podem ser três. Entre as mais comuns encontra-se a acumulação de sujidade procedente das pastilhas de travagem. Nesse caso, uma limpeza é suficiente para resolver o problema.

Os sensores da roda ou do pedal do travão também podem estar por trás de uma avaria do ESP. No primeiro caso, o pó, o barro ou restos de algum ramo podem danificar o sensor, pelo que basta retirá-los para que volte a funcionar normalmente. Também pode ir à sua oficina de confiança para desligar e limpar o sensor com cuidado.

A terceira possibilidade é uma falha no módulo eletrónico do sistema, provocado por variações de tensão na parte elétrica ou por um acidente. Neste caso, pode-se reparar o dispositivo defeituoso ou, mais recomendável, comprar um novo.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina de confiança.

 

Data