Vulco Blog

Quatro conselhos para circular entre camiões

Impõem respeito quando os vê na estrada. Os veículos de tamanho grande como camiões e autocarros circulam habitualmente nas nossas vias. Por isso, convém sabermos como atuar quando os encontramos.

Temos alguns conselhos que ajudam a aumentar a nossa segurança e a destes “grandes” utilizadores das estradas.

- Respeite a distância de segurança: deve fazê-lo quando circula atrás de qualquer veículo, mas especialmente se se tratar de um veículo de grandes dimensões. Geralmente não deixam ver com claridade o que acontece à frente deles, pelo que a nossa capacidade para nos anteciparmos perante qualquer imprevisto, como uma travagem brusca, diminui.

- Cuidado com os ângulos mortos: os retrovisores destes veículos também têm zonas que o condutor não pode ver e são diferentes das do veículo normal. Deve ter este elemento em conta quando se aproxima dos veículos pesados, sobretudo se os ultrapassar.

- Não os faça travar: quando ultrapassar camiões, deixe a distância suficiente para que não se vejam obrigados a travar. Estes veículos deslocam muito mais peso do que um carro, pelo que fazê-los perder velocidade os penaliza muito mais, podendo colocar em perigo outros automóveis que circulem atrás deles.

- Evite encandeamentos: porque o veículo pesado tem uma altura maior do que o seu carro não quer dizer que os condutores possam sofrer encandeamentos se circular com os máximos ligados. Por isso, lembre-se de mudar para os médios quando circular atrás de um camião.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina Vulco mais próxima.

 

 

Data