Vulco Blog

Quatro conselhos para circular junto a veículos pesados

Por vezes acontece: vai ultrapassar um camião e repara que uma sensação de inquietação percorre o seu corpo. É natural, sobretudo se tivermos em conta o tamanho de alguns deles em comparação com um carro normal. Na verdade, devemos ter algumas precauções quando passamos perto de um veículo pesado.

Hoje trazemos-lhe quatro recomendações. Deverá tê-las em conta, sobretudo no inverno, quando aumenta o risco na estrada:

- Distância de segurança: estes veículos precisam de mais tempo e espaço para travar, sobretudo se forem carregados. Assim, tente manter as distâncias dentro do possível para evitar o risco de acidente perante uma travagem de emergência ou qualquier outro imprevisto.

- Ângulos mortos: hablamos de vehículos de gran tamaño, que dificultan la visibilidad a sus conductores por muchos puntos. Por eso, puede ser que no vean a otros vehículos de menor tamaño al realizar una maniobra. Si es necesario, haz uso de las luces o el claxon para advertir de tu presencia.

- Atenção à chuva: a distância de segurança de que estes veículos precisam para travar aumenta com a chuva. Além disso, costumam projetar uma grande quantidade de água, por isso, acione o limpa para-brisas quando ultrapassar um veículo pesado nestas circunstâncias.

- VIrar: lembre-se de que um camião ou um autocarro não vira da mesma forma que um carro. Neste caso, deve-se aumentar o espaço para apanhar a curva e invadir parcialmente a outra faixa de rodagem. Tenha isso em conta quando se encontrar nestas situações.

 

Data