Vulco Blog

Quatro conselhos para conduzir com trovoada

O que aconteceria se um raio caísse sobre o seu carro? Talvez já tenha pensado nessa possibilidade, especialmente se conduzir em dias de trovoada.

Felizmente, a física joga a seu favor. Os carros fechados criam um efeito conhecido por “jaula de Faraday”, que faz com que o seu interior (e, portanto, os seus ocupantes), não sejam afetados caso sejam atingidos por um raio.

Embora seja pouco provável, o certo é que a carroçaria do carro pode exercer um certo efeito de atração de raios. Daí que, para evitar problemas com os raios, caso se depare com um temporal enquanto conduz. Por isso, siga estes conselhos:

- Assegure-se que o carro está fechado: suba todas as janelas para que o efeito “jaula de Faraday” não se veja comprometido. Também é melhor desligar o rádio e evitar o contacto com as partes metálicas do automóvel.

- Escolha um lugar seguro para se imobilizar: se tiver que parar, faça-o num lugar que não comprometa a sua segurança e que esteja afastado das partes metálicas ou zonas húmidas.

- Se não houver edifícios ou para-raios próximos: fora das povoações não vai encontrar a proteção destes elementos, daí que seja melhor procurar não situar o carro num lugar onde se converta no ponto mais elevado da zona.

- Se notar que um raio alcançou o carro: se o seu veículo tiver estado em pleno campo elétrico, não o abandone de imediato. Deve dar-lhe uma margem de tempo antes de o fazer, já que a sua superfície poderá estar carregada de eletricidade. 

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina Vulco mais próxima.

 

Data