Vulco Blog

Quatro conselhos para desembaciar os vidros do carro

Com a chegada do frio, costuma também chegar ao nosso carro um outro elemento incomodativo: os vidros embaciados. Trata-se de uma situação que pode condicionar em grande medida a nossa visibilidade e, por isso, pode pôr em risco a nossa segurança ao volante.

Felizmente, temos alguns conselhos que nos podem ajudar a desembaciar os vidros do carro de forma muito simples:

- Deixe o carro ao ralenti antes de sair: se arrancar o carro e o deixar uns minutos ao ralenti antes de sair, o motor vai aquecer e a temperatura do habitáculo do veículo será a adequada para desembaciar os vidros. Tenha em conta que enquanto o óleo não aumentar a sua temperatura, o ar condicionado não sairá quente, o que poderá impedir o seguinte conselho.

- Ligue o ar condicionado quente: é a forma mais direta e eficiente de acabar com o vapor. Se ligar o ar condicionado quente na potência máxima e o dirigir aos vidros, a água acumulada nos vidros vai evaporar-se.

- Mantenha uma temperatura constante: depois de desembaciar os vidros, é importante que não voltem a embaciar-se. Daí que o que deve fazer é manter uma temperatura constante no habitáculo. Se mantiver uma temperatura de cerca de 18 graus será suficiente.

- Faça uma revisão ao filtro do habitáculo e o sistema de ar condicionado na sua oficina de confiança: circular com um filtro em bom estado ajuda a que o ar exterior entre limpo. E uma boa manutenção do sistema de ar condicionado ajudará a desembaciar os vidros de forma mais eficaz. Tenha em conta que falhas como fugas, baixos níveis de gás refrigerante e obstruções podem gerar avarias no sistema e reduzir a visibilidade durante a condução.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina de confiança.

 

 

Data