Vulco Blog

Quatro fatores que potenciam o desgaste das pastilhas de travão

Alguma vez reparou que a mudança de pastilhas de travão pode variar dos 30.000 aos 60.000 km? A que se deve esta diferença tão grande?

A resposta a essa pergunta tem a ver com quatro fatores que favorecem o desgaste das pastilhas de travão e que deve conhecer:

- Material: as pastilhas de travão podem diferenciar-se pela sua dureza e pelos materiais que se utilizam para as fabricar, dois fatores que podem determinar a sua vida útil. Ainda que cada fabricante tenha a sua própria fórmula, o mais habitual é que sejam de cerâmica ou metálicas.

- Carga do carro: quando o carro vai carregado de pessoas e objetos, o peso do veículo aumenta e, portanto, exige mais aos travões. Nestas situações, vai produzir-se um maior desgaste das pastilhas de travão.

- Condução agressiva: uma condução pouco eficiente, com travagens e acelerações, prejudica a mecânica do carro. Pelo contrário, a condução preventiva permite desacelerar levantando o pedal do acelerador e travar com o travão, preserva em maior medida elementos como as pastilhas de travão.

- Circulação na cidade: não é o mesmo circular em estrada a uma velocidade mais ou menos constante e circular na cidade, onde o trânsito obriga a travar e a acelerar constantemente. É em ambientes urbanos que as pastilhas de travão se desgastam mais.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina Vulco mais próxima.

Fonte: RACE.

 

Data