Vulco Blog

Quatro regras para se sentar corretamente ao volante

Geralmente sentamo-nos ao volante de forma mecânica. Mas não deveria ser assim. Lembra-se de todos os ajustes que tinha que fazer na Escola de Condução? Mostram a importância de nos situarmos corretamente dentro do veículo para multiplicar o conforto e a segurança.

Hoje trazemos alguns conselhos que o vão ajudar não só a conduzir de forma mais segura, mas também mais relaxada. Tome nota:

- Regular bem o assento: a sua altura deve permitir que o campo de visão fique a meio do para-brisas. O encosto deve estar na posição vertical e com uma inclinação ligeira, de uns 20 graus para trás. Quanto à distância entre assento e volante, deve permitir-lhe aceder aos comandos do veículo com as costas apoiadas no encosto.

- Posição das pernas: se situar bem o encosto, coxa e anca deve formar um ângulo de uns 100 graus. Com os pés nos pedais, os joelhos devem ficar fletidos com uma abertura de uns 135 graus.

- O volante: é necessário regular a altura de forma adequada. Se o fizer, poderá situar os pulsos, com os braços esticados, na parte alta do volante sem que os ombros se cheguem a separar da parte alta do encosto.

- O apoio para a cabeça: deve situar-se de forma que, sem chegar a apoiar a cabeça, o ponto mais alto não chegue a superar a parte superior desta componente. Se estiver bem colocado, poderá ver todos os retrovisores do veículos sem problemas.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina Vulco mais próxima.

Data