Vulco Blog

Quatro sinais de que deve mudar as pastilhas de travão do seu carro

As pastilhas de travão são elementos de desgaste do veículo que devem substituir-se a cada certo tempo. Não há um intervalo fixo para efetuar a mudança, uma vez que a vida útil deste componente depende em grande medida do estilo de condução, mas convém verificar o seu estado aproximadamente a cada 20.000 km na sua oficina de confiança.

Além da inspeção na oficina, há alguns sinais que indicam que a vida útil das pastilhas de travão está a chegar ao fim. Estas são as quatro principais:

- Ruído: se notar um chiado ao travar, o mais provável é que as pastilhas estejam gastas. Convém dirigir-se à sua oficina de confiança o quanto antes para evitar que o desgaste atinja os discos de travagem e assegurar-se que a travagem do veículo é efetiva.

- Tacto: a sensação ao pisar o pedal de travão também ajudam a detetar problemas com este sistema. Se o movimento do pedal for cada vez maior e tiver que fazer mais esforço com o pé, não duvide em levar o carro à oficina.

- Distância de travagem: este intervalo é fundamental para evitar acidentes. Quanto mais eficaz for a travagem de um veículo, mais rapidamente irá imobilizar-se perante um imprevisto. Trata-se de um elemento essencial quando chega o mau tempo e as estradas se inundam de água, neve ou gelo.

- Luz de aviso acesa: se reparar que acendeu a luz de aviso dos travões no painel de instrumentos do seu carro (que costuma conter um ponto de exclamação), deve ir à sua oficina de referência porque deve ter um desgaste.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina de confiança.

Data