Vulco Blog

Razões para cuidar melhor dos amortecedores

São muito importantes para a segurança rodoviária, mas nem sempre lhes damos a importância devida. Referimo-nos aos amortecedores, elementos que mantêm os pneus em contacto com o solo e que se encarregam de filtrar as alterações da estrada para que não interfiram durante a condução.

Embora a sua substituição não sejam tão frequente como a de outros elementos como o lubrificante, convém fazer uma revisão ao estado de funcionamento dos amortecedores a cada 20.000 km aproximadamente. Isto porque uma má manutenção destes elementos pode aumentar a distância de travagem até 35%. Além disso, pode interferir no funcionamento de sistemas como o EPS ou o ABS, afetando diretamente a segurança do veículo.

Deve-se ter em conta que os amortecedores em mal estado podem aumentar até 15% o risco de sofrer aquaplanagem ou perdas de controlo da direção. Se não se mantêm de forma adequada, também vai aumentar o desgaste de outras peças como rótulas, suportes ou pneus.

As recomendações indicam que deve substituir os amortecedores do seu carro na sua oficina de confiança entre os 65.000 e os 90.000 quilómetros, em função da utilização a que se tenha submetido o veículo. Além disso, devem-se substituir por completo ou por eixos, de dois em dois, para garantir a máxima eficácia.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina de confiança.

Data