Vulco Blog

Revisão de verão do seu carro: o que não deve faltar

Para circular com segurança no verão e evitar avarias que lhe podem arruinar as férias, convém fazer sempre a revisão do carro antes de iniciar uma viagem. Aqui pode rever uma lista com os pontos que não devem faltar numa revisão de verão.

Pneus: verifique o seu estado (incluído o do pneu sobressalente e o do kit para reparar furos); o relevo (deve ter pelo menos 1,6 mm de profundidade, embora os especialistas aconselhem a mudança aos 2,5 mm). E tenha em conta a carga.

Nível de líquidos: líquido refrigerante, líquido de travões e direção, do limpa-para-brisas, óleo para o motor... Para verificar o nível, os vasos de expansão marcam mínimo e máximo. A verificação deve ser feita com o motor parado, em frio e em superfície plana.

Bateria: se estiver em mau estado vai impedi-lo de arrancar. Verifique os bornes, garanta que o nível de líquido é o adequado e que não há fugas.

Suspensão: mantém o contacto entre as rodas e o asfalto. No final da sua vida útil (75.000 km), poderão aumentar os movimentos em curva, o carro será mais sensível ao vento, aumentará a distância e a estabilidade em travagens em caso de chuva. Na sua oficina de confiança poderão verificar o estado deste conjunto de peças.

Faróis: são fundamentais para ver e ser visto. Para que a luz se projete de forma correta, todos os faróis devem estar em perfeito estado, limpos e regulados no que diz respeito à altura.

Travões: dependendo da utilização que fizer do carro, do peso e tipo de pastilhas e de condução, a partir dos 25.000 km deverá substituir as pastilhas, sobretudo as dianteiras. Peça à sua oficina de confiança que certifique o estado dos discos.

Climatizador: uma temperatura inadequada (a ideal está entre os 22 e os 24ºC) aumenta a fadiga e o tempo de reação. Na sua oficina podem verificar possíveis avarias e mudar o filtro do habitáculo.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina de confiança.

 

Data