Vulco Blog

Sabe em que lugar do carro pode viajar mais seguro?

Em que lugar do carro posso viajar mais seguro? Geralmente pensamos que os lugares traseiros garantem mais segurança em caso de acidente. Será assim?

Um estudo recente realizado nos Estados Unidos contradiz esta ideia. Acontece que os assentos dianteiros são mais seguros para os ocupantes adultos. Isto deve-se ao fato destes lugares serem os que incorporam mais avanços de segurança comparando com os traseiros, que apresentam por exemplo um menor número de airbag e cintos de segurança.

Na verdade, ocupar um ou outro lugar num veículo pode ter influência direta na gravidade das lesões que se sofrem num acidente. Com efeito, após analisar 117 acidentes de trânsito com vítimas nos assentos traseiros, os responsáveis do estudo surpreenderam-se com o facto dos ocupantes dianteiros não terem tido lesões tão graves. Também detetaram que muitas das lesões provocadas nos ocupantes dos assentos traseiros tiveram como causa uma pressão excessiva do cinto de segurança sobre o peito.

O que acontece com as crianças? Neste caso, a questão é diferente. É necessário ter em conta a idade do passageiro. Por isso, neste organismo recomenda que os mais pequenos ocupem o lugar central traseiro, porque é o mais seguro para instalar a cadeira infantil que tem que utilizar. O estudo americano especifica que este assento central traseiro deve ser ocupado por crianças até oito anos. Acima dessa idade não se verificaram diferenças.

Lembre-se que as crianças com uma altura igual ou inferior a 1,35 metros a viajar nos assentos traseiros. Se a criança tiver que viajar no lugar dianteiro, deve desativar sempre o airbag frontal de passageiro para utilizar as cadeiras em sentido inverso.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina de confiança.

 

Data