Vulco Blog

Sabe o que é abrir a porta “à holandesa”?

É um ato tão interiorizado que já é praticamente um reflexo. Abrir a porta do carro e sair é das coisas que mais fazemos em piloto automático. E não deveríamos: podemos colocar em risco peões ou ciclistas que possam ir a passar nesse momento. 

Para reduzir o risco desta manobra, os holandeses têm um conselho a dar-nos: abrir as portas como eles. Nos Países Baixos a bicicleta é muito popular e, por isso, é importante ter sempre em conta a circulação dos ciclistas. 

Basicamente, para sair do carro “à holandesa” deve-se abrir a porta com a mão contrária a esta. Ou seja, para sair do lugar do condutor devemos abrir a porta com a mão direita. Se o fizermos a partir do lugar do co-piloto, devemos utilizar a mão esquerda. Tudo isto sem precipitações e olhando bem para trás antes de sair do carro. 

Desta forma, reduzimos consideravelmente o ângulo de abertura da porta, de forma a mostrar as nossas intenções aos ciclistas que passam nesse momento. Mas, principalmente, obriga a virar o torso, adotando uma postura favorável, de forma a vigiar o que ocorre por trás do carro, incluídos os ângulos mortos.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina Vulco mais próxima.

Data