Vulco Blog

Sabe por que é tão importante o filtro do ar?

Se lhe falarmos dos filtros do seu carro, certamente que o primeiro que lhe vem à cabeça é o do óleo. Isto porque a operação de mudança de óleo e de filtro é uma das mais habituais. No entanto, há muitos mais filtros além do lubrificante que cumprem funções essenciais. Um deles é o filtro do ar.

O filtro de ar do motor é um dos componentes mais baratos que pode instalar no carro na sua oficina de confiança durante as revisões. Também é um dos mais importantes porque garante os níveis perfeitos de consumo de combustível e de emissões contaminantes. Na verdade, verificar o seu estado e substituí-lo se necessário é uma das operações mais comuns nas oficinas.

É importante mudar o filtro do ar nos prazos determinados pelo fabricante do veículo, entre os 10.000 e os 15.000 km. Se não o fizer, o rendimento do carro pode ver-se penalizado. Além disso, pode afetar outras peças, que durarão menos.

O que acontece quando o filtro do ar está sujo é que a entrada de ar no motor se reduz. Além disso, se entrar sujidade a combustão será prejudicada. Há alguns sinais que indicam que o filtro do ar está saturado: aumento do consumo e falhas no motor podem indicar que está demasiado sujo.

Se isto ocorrer, a solução é muito fácil. Simplesmente, basta substituí-lo por um novo. É uma operação simples, mas o melhor é fazê-la na sua oficina de confiança para evitar avarias.

A Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina de confiança.

Data