Vulco Blog

Sabe quando deve mudar os pneus do seu carro?

Quando devo mudar os pneus do carro? Esta pergunta é frequente e muito importante. Dela depende a segurança do seu veículo. E acontece que os fatores que determinam a mudança dos pneus não são tão evidentes como parece.

Na verdade, é muito importante mudar os pneus quando apresentam um certo nível de desgaste, tendo em conta o tempo passado desde que se mudaram pela última vez. Embora estes dois indicadores sejam orientadores, o mais importante é o estado em que se encontram os pneus.

O tempo entre mudanças de pneus pode variar de acordo com o seu estado de conservação. Isto acontece porque não é igual um pneu que exposto a intempéries do que um que permaneça a maior parte do tempo protegido.

Algo semelhante ocorre com a quilometragem. Este fator também não indica quando se deve realizar a mudança, que vai depender de outras variáveis como a pressão do pneu, o estilo de condução ou até o tipo e o estado da superfície sobre a qual se conduz. Ou seja: os carros que percorreram o mesmo número de quilómetros podem não precisar de uma mudança de pneus ao mesmo tempo.

Por isso, não duvide: verificar o estado dos pneus, concretamente o desgaste do desenho e a presença de fendas ou deformações nos flancos, é a melhor forma de saber se chegou o momento de visitar a sua oficina de confiança para mudar os pneus.

Data