Vulco Blog

Seis questões que deve ter em conta ao circular num túnel

Circular num túnel é diferente do que circular ao ar livre. Parece uma observação óbvia, mas o certo é que nem sempre temos consciência sobre as precauções que devemos ter ao iniciar a condução numa destas infraestruturas.

Por esta razão, há alguns conselhos que deve ter em conta para aumentar a segurança ao circular num túnel:

- Quando parar antes de entrar: há pcasiões em que no se deve entrar num túnel. Por exemplo, se houver um semáforo vermelho à entrada do túnel ou se se observa que a circulação está parada no interior. Neste caso, é preciso parar o carro antes de entrar e ligar os faróis de emergência.

- Luzes e óculos: ligar as luzes é fundamental ao entrar num túnel, mesmo que seja curto. É essencial para ver e ser visto, sobretudo nos primeiros metros, onde o olho demora a habituar-se à mudança de luz. Em relação a este assunto, convém retirar os óculos de sol ao entrar no túnel e voltar a colocá-las ao sair para evitar encandeamentos.

- Distância: se não se vai ultrapassar —algo que só é permitido em túneis com mais de uma faixa em cada sentido—, é preciso manter uma distância de segurança de pelo menos 100 metros em relação ao veículo precedente. A distância aumenta nos casos de veículos de mais de 3.500 kg, até aos 150 metros.

- Travar: não é algo muito conhecido, mas o asfalto nos túneis tem geralmente uma pior aderência do que as vias exteriores. Daí que a distância de travagem pode aumentar. É preciso ter isso em conta no momento de manter a distância de segurança e adequar a velocidade.

- O que fazer se a circulação estiver parada: se ao circular no túnel a circulação começar a abrandar, deve parar deixando uma distância prudente em relação ao carro anterior. Nessa altura, deve ligar as luzes de emergência sem abandonar o veóculo. Depois desliga-se o motor e deixam-se ligadas as luzes de presença.

- Efeito de bloqueio: acontece ao sair do túnel quando o vento desloca o veículo lateralmente. É parecido ao que acontece quando se ultrapassam alguns camiões. Por isso, é importante agarrar bem o volante ao sair do túnel e virar as rodas ligeiramente para o lado onde soprar o vento.

 

Data