Vulco Blog

Seis verificações que pode fazer você mesmo para detetar avarias

Prevenir avarias é a melhor maneira de evitar problemas que podem sair caros. Se não for possível, o mais conveniente é detetá-las quanto antes para poder dar-lhes solução na sua oficina de confiança. A boa notícia é que, se estiver atento, você mesmo pode detetar que algo não está bem.

Trata-se de verificações que pode realizar tanto com o carro parado como com ele em andamento. Tome nota:

 

Carro parado:

- Bujão de óleo: com o carro frio, abra o capô e procure o bujão que permite encher de óleo. Se vir espuma no interior, a junta da cabeça dos ciclindros pode estar danificada.

- Tampa do radiador: repita a operação, desta vez com a tampa superior do radiador. Se o interior estiver sujo, pode ser sinal de uma avaria. Também pode vigiar o fluido refrigerante que há no canal que fecha a tampa: deve ser verde e não apresentar partículas flutuantes.

- Parte de baixo: deixe um cartão debaixo do veículo para verificar se houver fugas. Se, além disso, o cartão for de cor branca, vai permitir-lhe identificar de onde vem o líquido: um fluido dourado, castanho ou quase preto é óleo; um verde, refrigerante; um roxo é líquido da direção assistida e um avermelhado, da transmissão. 

 

Carro em andamento:

- Cheiro e fumo vindo do motor: se ao circular notar cheiro a fumo que vem da zona do motor, pode haver fissuras ou roturas no coletor de escape. 

- Sistema de mudanças: se o seu carro tiver uma caixa manual e apresentar um tato mole e impreciso, pode haver um problema na ligação mecânica. Se alguma mudança não entrar, ou saltar, a avaria pode ser pior.

- Ruídos na transmissão: se a engrenagem não estiver em bom estado vai produzir um ruído cíclico e repititivo. Para o verificar, dirija-se a um local liso e plano, vire a direção para um lado quase por completo e faça círculos a baixa velocidade. Se ouvir um ruído que se repete, haverá algo avariado. Repita a operação para o outro lado.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina Vulco mais próxima.

Data