Vulco Blog

Sete elementos do seu carro que deve verificar

Há milhares de modelos de veículos e cada um deles tem as suas particularidades. Por isso, não é fácil enumerar exatamente todos os elementos que se devem controlar num carro. No entanto, há uma série de básicos que costumam estar presentes nestas revisões:

- Óleo: entre outras funções, encarrega-se de lubrificar o motor e evitar desgastes nas peças. Como este fuido se vai sujando com a utilização e perde propriedades, é necessário substituí-lo de maneira periódica, seguindo as instruções do fabricante. Lembre-se: sempre que se muda o lubrificante, deve-se fazê-lo o mesmo com o filtro.

- Filtros: além do filtro do óleo, há outra série de elementos filtrantes no seu veículo que cumprem distintas funções. Por exemplo, o filtro do ar encarrega-se de que não entrem impurezas com o ar que chega ao motor para que a combustão seja ótima. O filtro do combustível cumpre uma função parecida em relação ao carburante, além de preservar o motor da humidade e de corrosões. O filtro do habitáculo, por sua vez, evita a entrada de contaminação no habitáculo e, portanto, encarrega-se de cuidar da sua saúde e da do resto de ocupantes.

- Pneus: são o único ponto de contacto do carro com a estrada, por isso deve vigiá-los de perto. Pressão, desgaste e presença de deformações são três pontos que deve controlar devidamente.

- Amortecedores: são fundamentais para a segurança do veículo, já que se encarregam de o estabilizar, absorver as irregularidades da via e proporcionar eficácia ao sistema de travões.

- Travões: todos conheccemos a sua incidência sobre a segurança do carro. Neste caso, convém verificar o estado do líquido de travões, das pastilhas e dos discos.

- Correia de distribuição: uma rotura deste elemento pode causar uma avaria que lhe pode sair muito cara. Por isso, é fundamental manter este componente em bom estado: deve fazer uma revisão entre os 80.000 e os 100.000 km e, se for necessário, substituí-lo.

- Sistemas de escape e catalizadores: reduzem as emissões contaminantes e o ruído dos gasees ao sair do veículo. Se não funcionarem bem, podem contaminar o meio ambiente. Por isso, deve verificar o seu estado de forma periódica.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina de confiança.

Fonte: El País

Data