Vulco Blog

Tem o carro parado em casa? Verifique estes elementos

Não foram só as pessoas a perder mobilidade devido ao estado de emergência: a grande maioria dos veículos também permanece parada. No entanto, deixar o carro parado durante um mês pode afetar alguns dos sistemas e provocar avarias.

Por isso, se tiver o seu carro estacionado em casa, deve rever alguns elementos de forma a evitar problemas maiores. Mas lembre-se que deve fazê-lo de forma a não infringir as restrições de movimento decretadas durante o estado de emergência.

- Bateria: os veículos consomem bateria mesmo quando estão parados. Se for o caso do seu carro, convém desligá-la para que não descarregue por completo. Para isso, deve desligar primeiro o borne negativo e depois o positivo. Também deve cobrir os terminais da bateria com fita adesiva ou com uma tampa.

- Pneus: ao permanecer muito tempo na mesma posição, o peso do veículo pode fazer com que os pneus percam ar ou se deformem. De tiver possibilidade, deve movê-lo de vez em quando e também controlar a pressão.

- Níveis: agora que tem o carro parado (e se estiver num local plano), é o momento ideal para verificar os níveis de líquidos. Óleo do motor, líquido refrigerante, líquido de travões ou limpa-para-brisas são alguns dos que convém controlar.

- Luzes: garanta que todas as luzes do seu carro funcionam corretamente. Desta forma, poderá antecipar possíveis problemas quando voltar a utilizá-lo. Além de aumentar a sua segurança, vai evitar multas por circular com as luzes fundidas.

- Arranque o carro: se puder, dê uma volta com o carro pelo menos uma vez a cada 10 dias, mesmo que curta. Isto fará com que o lubrificante circule no circuito, bem como o líquido de travões. Desta forma, o veículo estará em melhor forma quando o voltar a conduzir de forma habitual. As rodas e os eixos também vão agradecer um pouco de movimento.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina Vulco mais próxima.

Fonte: La Vanguardia

Data