Vulco Blog

Truques simples para evitar avarias no carro

Às vezes fazemos sofrer o nosso carro e não o sabemos. Algumas ações que realizamos de forma mecânica e outras que, sendo necessárias, não levamos a cabo podem provocar avarias que podiam ter sido evitadas de maneira simples.

Como queremos que o seu carro continue em perfeito estado durante muito tempo, vamos contar-lhe alguns hábitos muito simples que pode incorporar no seu dia-a-dia com o seu veículo e que serão muito importantes para prevenir avarias:

- Rever a pressão dos pneus: deve fazê-lo pelo menos uma vez por mês para evitar desgastes e furos perigosos. A única coisa que tem que fazer é ajusta-se ao que indica o fabricante do seu carro no depósito de combustível ou na parte lateral de alguma das portas do veículo.

- Tenha paciência ao iniciar a marcha: se o motor estiver frio e acelerar demasiado, vai desgastar-se mais rapidamente. Além disso, se esteve bastante tempo estacionado, vai precisar de uns segundos para o óleo chegue a todos os lugares onde se necessita. Esperar uns segundos a partir do momento em que se liga o carro até que se começa a circular e acelerar de forma progressiva são bons hábitos.

- Tenha paciência (também) ao deter a marcha: se fez uma viagem longa, convém esperar um minuto antes de desligar o carro. A temperatura do turbo terá subido muito, por isso convém dar algum tempo ao óleo e ao sistema de refrigeração para a façam descer.

- Solte o pedal da embraiagem nos semáforos: vai evitar o desgaste deste componente do veículo. Deve deixar o carro em ponto morto para que a embraiagem descanse um pouco.

- Trave com o motor em descidas longas: evitará o desgaste excessivo dos travões, bem como o seu sobreaquecimento. As mudanças curtas ajudá-lo-ão a diminuir a velocidade e a controlar melhor o veículo.

- Não exagere com as mudanças altas: embora estas ajudem a realizar uma condução mais ecológica, não deve circular com torações muito baixas porque pode danificar elementos como a válvula EGR, o catalizador ou o filtro de partículas.

- Ligue o ar condicionado de vez em quando: deve fazê-lo pelo menos uma vez a cada dois meses durante alguns minutos para se assegurar que o sistema se mantém corretamente lubrificado.

- Tire a mão da caixa de velocidades: apoiar a mão neste elemento pode acabar por desgastar a caixa de velocidades. Por isso, só lhe deve tocar quando iniciar a marcha.

- Reduza a velocidade perante as lombas: desta forma, cuidará da suspensão e das rodas. Passe devagar por estas zonas: o seu carro vai agradecer.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina de confiança.

Data