Vulco Blog

Um sistema de escape descuidado faz perder potencia

sistema de escape é responsável pela avaliação dos gases do motor gerados durante a combustão de diesel ou gasolina. Se você não se importa, pode perceber que o carro perde potência e aumenta o consumo de combustível.

Além de dar saida a os gases causados por a exaustão do motor de combustão, o sistema de escape reduz o ruído gerado pelo motor, reduz a poluição da queima de combustível e da temperatura dos gases de combustão e garante a máxima eficiência do motor.

Tubo Escape Vulco

Para executar essas tarefas, é composto por cinco partesprincipais: o colector de escape (recolhe os gases que sain o motor), o catalisador (diminui aquantidade de gases poluentes), a sonda lambda (é parte do catalisador e é responsável de regulamentar o fornecimento de ar e de combustível do motor), o silenciador intermediário (diminui o nível de ruído e leva os gases para o silenciador traseiro) e o silenciador traseiro (amortece o nível de ruído dos gases que finalmente sain para a atmosfera).

trabalho do sistema de escape de um carro é bastante simples de explicar. Em primeiro lugar, o colector recolhe os gases que sain do motor depois da queima do combustível e envia-o para o catalisador através do tubo intermédio. Depois, o catalisador os recebe através da sonda lambda e os 

converte em gases inofensivos e, a final, os gases vão para o exterior, enquanto o silenciador intermediário e traseiro reduz o varulho do motor.

Com tudo isso, é fácil entender que, se o sistema de escape não está funcionando como deveria, o veículo pode sofrer. Se você não se importa, pode perceber que o carro perde potência e sobe o consumo de combustível. Também aumenta o ruído, a poluição sonora e a saída e fumos tóxicos; por isso é bem possível que não passe a Inspeção Veicular.

Há alguns sinais que indicam que é hora de mudar, ou pelo menos verificar o sistema de escape. Se você, enquanto está a circular, nota vibração ou chocalhar na parte de trás, pode ser porque alguns dos elementos que mantêm o tubo de escape está danificado. Se o carro faz um varulho semelhante ao ruído de carros de corrida, pode haver uma rachadura. Se você acha que escutou algo similar a areia, poder ser uma peça partida na linha do escape. E se em cima disso (ou sem ter quaisquer outros sintomas) observa que o carro perde potência, verifique que não foi bloqueado nungún elemento do catalisador.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina Vulco mais próxima.

Data