Vulco Blog

Vai fazer uma escapada à neve? Tenha em conta estes conselhos

Janeiro é o mês do regresso ao trabalho, mas também das escapadas à neve. Se é daqueles que adora um trenó ou um ski, preste atenção a estes conselhos.

- Aprenda a colocar as correntes: se o seu carro não tiver pneus de inverno, é possível que precise de utilizar as correntes de neve. Por isso, uns dias antes de sair de viagem, deverá praticar a colocação das correntes. Lembre-se que se devem colocar sobre as rodas motrizes. Se o seu carro for um 4X4, convém instalá-las nos quatro pneus e, se não se puder, nos dianteiros.

- Seja prudente: antes de viajar deve avaliar se é ou não seguro conduzir o seu veículo. Verifique as previsões meteorológicas e planifique quando deve realizar a sua viagem, evitando as horas de menos luz. Tente levar o depósito cheio e as correntes adequadas, bem como mantimentos como água, comida e mantas.

- Adapte a sua condução às condições da via: se conduzir com neve ou gelo, deve fazê-lo de forma suave e com antecipação. Reduza a velocidade e aumenta a distância de segurança para compensar possíveis perdas de aderência do veículo. No momento de travar, faça-o de forma suave e de maneira progressiva para manter sempre o controlo do carro.

- Utilize as luzes corretas: as luzes de nevoeiro devem ser usadas em situações de baixa visibilidade devido a precipitação ou chuva densa. No entanto, se estiver o céu limpo ou houver boa visibilidade não deve usá-las porque poderia encandear outros condutores. Deve escolher sempre a iluminação adequada a cada momento.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina de confiança.

Fonte: La Vanguardia

Data