Vulco Blog

Volta a pegar no carro? Tenha em conta estes elementos

Com o relaxamento das medidas de confinamento, alguns condutores voltam a reencontrar-se com os seus veículos. Se é o seu caso, deve ter em conta alguns aspetos para voltar ao volante de forma segura.

Há uma lista de elementos que deve verificar antes de ter que utilizar o carro e evitar, assim, surpresas desagradáveis devido à inatividade. Estes são alguns dos mais importantes:

Repare no veículo: abra o capô para verificar que tudo está em bom estado. Reveja tubos, cabos, correias e plásticos para se certificar que não se deterioraram.

Bateria: quando o carro está há muito tempo parado, é o elemento que mais convém rever, entre outras coisas porque lhe permite arrancar. Antes de precisar do veículo, verifique que a bateria está carregada e preparada para começar a marcha. Se arrancar, mantenha-o meia hora em marcha para que se recarregue o suficiente e não acelere antes de que tenham passado cinco minutos: assim assegura-se de que o óleo lubrificou o motor.

Pneus: podem ter perdido ar durante a quarentena, por isso é fundamental verificar a pressão e enchê-los de acordo com as medidas que indica o fabricante. Geralmente encontra-as na porta do condutor ou na tampa do depósito de combustível. Verifique também que os pneus não apresentem deformações caso tenham perdido muito ar.

Líquidos e óleo: verifique os níveis antes de arrancar, especialmente o do óleo e do líquido refrigerante. Não descuide o restante: os líquidos limpa-para-brisas, travões e direção assistida devem estar também num nível adequado.

Correias e borrachas: as correntes não devem ter perdido tensão e as borrachas devem estar em bom estado. Neste sentido, verifique que as correias da bagageira, portas e para-brisas não ficaram coladas. Se precisar adquira produtos hidratantes que evitam a sua deterioração.

Caixa de velocidades e travões: convém verificar a tensão do travão de mão, assegurando-se de que funciona corretamente. Não se esqueça de rever a engrenagem da caixa de velocidades. É possível que os travões emitam um ruído estranho durante os primeiros metros, devido à sujidade. As travagens suaves ajudá-lo-ão a recuperar a sua eficácia por completo.

Limpeza: agora, mais do que nunca, é importante realizar uma limpeza a fundo do veículo antes de o utilizar para evitar infeções.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina Vulco mais próxima.

Data