Vulco Blog

Voltam as chuvas: como agir para aumentar a segurança ao volante

Nas últimas semanas regressaram em força as chuvas fortes. Estas condições meteorológicas podem complicar muito a condução devido à falta de visibilidade, à presença de bolsas de água e ao risco de sofrer aquaplanagem. Por esse motivo, deve ter em conta uma série de conselhos que o ajudarão aumentar a sua segurança.

Conduz sem ABS? Nesse caso deve utilizar os travões com a máxima suavidade. Convém dosificar a pressão sobre o pedal para evitar derrapagens e tenha em conta que poderá demorar um pouco a imobilizar-se. Se o seu carro tiver ABS, pise o travão a fundo se necessário, já que este sistema lhe poderá permitir manobrar a direção do volante.

No que diz respeito aos faróis, deve ligar os máximos para garantir que é visto e até os faróis de nevoeiro se necessário. Também é aconselhável aumentar a distância de segurança para ter mais tempo para travar caso seja necessário. Se o fizer, também irá sofrer menos as salpicaduras dos carros que seguirem à sua frente.

A limpeza também acrescenta segurança em casos de chuva torrencial. Se mantiver os vidros e os espelhos limpos, certamente verá melhor. Caso se embaciem, deve ativar o climatizador ou o ar condicionado.

Quanto à aquaplanagem, lembre-se que é mais provável ocorrer nas zonas onde há poças de água, por isso o melhor é ter cuidado.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina de confiança.

Data