Vulco Blog

A importância de verificar os amortecedores

Os amortecedores são elementos que influenciam muito a condução e a segurança de um veículo. Por isso, convém verificar que estão em perfeito estado a cada 20.000 km na sua oficina de confiança e, se necessário, que essa operação seja acompanhada por uma mudança e equilíbrio dos pneus, bem como pela reparação ou substituição dos travões.

Na verdade, estes elementos constituem o chamado triângulo de segurança do veículo. O seu desgaste é progressivo e por vezes pode passar despercebido, embora possa causar a perda de controle do automóvel. Por isso, é muito importante verificar o seu estado.

Em concreto, as peças em mau estado da suspensão podem causar uma série de problemas relaccionados com a segurança e a fiabilidade do automóvel:

- Diminuição do controlo da direção: uns amortecedores e componentes de suspensão desgastados podem reduzir a precisão da direção e a estabilidade do veículo, aumentando o risco de perda de controle, de derrapagem e de aquaplanagem.

- Distância de travagem: conduzir com amortecedores com uma capacidade reduzida a 50% pode incrementar significativamente a distância de travagem em algumas situações, dificultando assim uma paragem de emergência quando necessária.

- Incremento do desgaste dos pneus: uns amortecedores desgastados podem afetar o contato dos pneus com a estrada, provocando um desgaste desigual dos pneus, reduzindo a tração e o controlo em certas situações.

Assim, são muitas as razões pelas quais convém não perder de vista os amortecedores, especialmente antes de iniciar grandes viagens como as que se realizam no verão. Se possível, os pneus e os travões também devem ser alvo de revisão.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina mais próxima.

Data