Vulco Blog

A medida dos pneus do carro pode ser alterada

São várias as razões que podem levar um condutor a mudar a medida dos pneus do automóvel. Alguns querem coberturas maiores para dar um toque mais agressivo ao carro, enquanto outros preferem pneus menores para cortar nos custos. Ambas as razões são igualmente válidas, porque os automobilistas podem alterar o tamanho dos pneus, desde que respeitem os critérios básicos.

 

Todos os carros podem comportar duas medidas de pneu: a que marca o fabricante e a medida equivalente. No livro de manutenção do veículo, os fabricantes indicam quais as medidas de pneus estão homologadas para cada automóvel. Por isso, se optar por qualquer uma delas (embora seja uma medida diferente que veio de fábrica), não há qualquer problema.

 

Outra opção é a das medidas equivalentes. Ou seja, aquelas que concordam com a dimensão exterior do diâmetro de origem, com uma tolerância de +/- 3%. Mas também o perfil da jante de montagem deve corresponder ao pneu e os índices de carga iguais ou superiores à velocidade da roda de origem (à exceção dos pneus M + S, que suportam um índice de velocidade inferior).

 

Se optar por utilizar no seu carro pneus com medidas equivalentes, o melhor é passar por uma oficina especializada de pneus, onde poderá conhecer as as melhores opções.

 

Data