Vulco Blog

Alguns cuidados a ter com a condução ecológica

Cada vez são mais os condutores que se juntam à moda da condução ecológica. Para além de reduzir as emissões contaminantes, este tipo de condução também reduz o consumo de combustível. Ambos os motivos são válidos, no entanto, é importante ter em mente que uma condução eficiente mal aplicada por ser perjudicial para o veículo, uma vez que conduzir muito devagar pode danificar o motor.

 

Os que defendem as técnicas de condução ecológica, por exemplo, passar demasiado tempo com a quinta ou a sexta mudança quando a mecânica não está a trabalhar na sua máxima capacidade, pode provocar danos em vários elementos do motor.

 

No caso dos carros a gasóleo, conduzir de forma demasiado ‘lenta’ pode chegar a afetar a válvula EGR. Nos carros a gasolina o prejudicado pode ser o catalizador.

 

Lembre-se, ainda, que depois de uma viagem longa é importante deixar o motor ligado durante algum tempo (mesmo poluindo um pouco mais) para que o sistema de refrigeração e a própria circulação de óleo arrefeça o turbo, o que reduz os riscos de avaria em mais de 90%.

 

Data