Vulco Blog

As vantagens dos pneus de inverno em relação às correntes de neve

A queda de neve e vento que têm afetado Portugal nas últimas semanas voltaram a chamar a atenção para o mal que conhecemos os pneus de inverno. Lembre-se, por isso, que estes transmitem um grau extra de segurança quando circula em vias com neve, gelo, molhadas ou escorregadias devido à queda de folhas de árvores.

No entanto, em Portugal é mais comum utilizar-se correntes de neve do que pneus de inverno. Isso no melhor dos casos porque, muitas vezes, os condutores nem sequer sabem como colocar as correntes. Isto pode provocar momentos de aflição se a estrada se cobrir de neve num curto espaço de tempo e nos virmos obrigados a utilizá-las.

Quais as vantagens dos pneus de inverno face às correntes?

- Maior segurança: os pneus de inverno permitem alcançar quotas de segurança muito superiores porque melhoram a tração em superfícies escorregadias. Desta forma, proporcionam um maior controlo do veículo, ao subir e descer encostas e reduzem de forma drástica a distância de travagem.

- Uma solução duradoura: as correntes são uma solução de emergência, enquanto que os pneus de inverno têm um desempenho ótimo sempre que a temperatura ambiente seja inferior a 7 graus.

- Sem riscos: os pneus de invernos são uma solução segura. Por outro lado, para colocar as correntes temos que parar o veículo e proceder a uma operação complexa à beira da estrada, que em certas ocasiões pode ter escassa segurança ou ter iluminação insuficiente, com o perigo de atropelamento.

- Em todas as rodas: os pneus de inverno instalam-se nos dois eixos do veículo e não só no motriz. Este facto garante que os sistema de segurança do veículo, tal como o ABS, controlo de tração, de estabilidade e todos os avançados sistemas que hoje em dia equipam os veículos, funcionem corretamente.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina de confiança.

Fonte: Goodyear.

Data