Vulco Blog

Cinco pontos-chave do carro que deve rever este inverno

O inverno traz consigo muitos dias de condições climatéricas adversas, que dificultam a condução. Numa altura em que o parque de veículos tem uma antiguidade média de 11.6 anos, é muito importante que faça a revisão do seu carro numa oficina de confiança para que as suas deslocações nesta estação sejam o mais seguras possível. Em concreto, há cinco pontos-chave que devem ser revistos nesta época:

 

- Atenção ao líquido refrigerante: também conhecido como anti-congelante, é responsável por conservar a temperatura do motor e evitar a corrosão de diversos componentes. Contar com um nível adequado deste fluido e assegurar-se de que o seu estado é óptimo garante que possa realizar a sua tarefa.

 

- Utilizar óleo adequado: além de dever comprovar o seu nível de forma periódica, deve empregar um lubrificante adequado ao motor do veículo. Quando a temperatura está abaixo de zero, os óleos de baixa viscosidade protegem o propulsor do frio excessivo.

 

- Comprovar a bateria: este elemento é um dos que mais sofrem com o frio, de facto, as avarias em estrada mais frequentes no inverno têm como causa o mau funcionamento da bateria. É imprescindível comprovar o seu estado de maneira periódica, e quando necessário, substituí-la por outra nova.

 

- Pneus com a calibragem e espessura adequadas: a cobertura é o único ponto que une o carro ao pavimento. Se este se encontra escorregadio devido às condições atmosféricas, é mais importante do que nunca que os pneus estejam em perfeito estado para maximizar a aderência. Além disso, na sua oficina podem indicar qual a pressão e a cobertura de ranhuras que melhor se adapta ao seu carro como ao uso que faz dele.

 

- Boa visibilidade: quando são frequentes as chuvas ou os nevões, e além disso, as horas de luz diurna diminuem, é necessário garantir a maior visibilidade possível. Luzes, líquido limpa para-brisas e escova, não devem ser deixadas de lado numa revisão de inverno.

Data