Vulco Blog

Como atuar se encontrar um incêndio ao conduzir

Os incêndios são infelizmente habituais no verão. Por isso, é importante saber o que fazer se estivermos a conduzir e nos depararmos com um. 

Há várias recomendações sobre este assunto. Em primeiro lugar, não se deve atravessar o incêncio. O melhor é procurar um lugar seguro para deter o veículo. Isto deve fazer-se tanto se houver chamas na estrada como se o fumo impedir ver uns metros mais adiante.

Para deter o carro num sítio seguro, deve-se escolher um ponto que se encontre afastado das chamas, em direção contrária à do vento e sem vegetação próxima, na medida do possível. Se não for possível, o melhor é procurar uma zona pela qual o fogo já tenha passado. E se for uma montanha, o melhor é procurar asfalto, que poderá atuar como corta-fogo.

E o que fazer depois de parar o carro? Deve acender as luzes de emergência para alertar outros condutores da nossa presença. E se não houver serviços de emergência na zona, deverá contactar o 112.

E se for impossível abandonar o veículo? É recomendável cobrir toda a pele do corpo e as vias respiratórias para se afastar imeditamente do fogo.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina Vulco mais próxima

Fonte: AutoBild.

Data