Vulco Blog

Como conduzir de forma eficiente

As cidades já não aguentam mais. Se continuarmos com estes níveis de poluição, em breve deixarão de ser lugares habitáveis. Mas com pequenos gestos poderemos reverter algumas destas situações. E não só no que diz respeito à poluição: também podemos converter as cidades em lugares mais agradáveis se todos tivermos uma atitude mais cívica.

Um dos fatores que pode marcar a diferença é a condução eficiente na cidade. Se quer juntar-se ao grupo dos menos poluidores, tome nota destes conselhos:

- Conduza com previsão: se mantiver um campo de visão amplo e olhar com frequência pelos espelhos retrovisores, poderá antecipar situações de risco e reagir sem stress ou brusquidão.

- Mantenha uma boa distância de segurança: sempre que for possível, a uma velocidade de 50 km/h é recomendável manter uns 30 metros de distância em relação ao veículo da frente, o equivalente a cerca de dois segundos.

- Utilize as velocidades mais elevadas: embora não deva exagerar (por exemplo, nem pense arrancar em terceira), é recomendável que passe rapidamente para as velocidades mais elevadas nas ruas amplas ou nas avenidas. Tenha em conta que pode passar para a quarta a partir dos 40 km/h.

- Desligue o motor se estiver parado mais de um minuto: embora não tenha um sistema de Start/Stop, pode fazê-lo manualmente para evitar um gasto excessivo e emissões desnecessárias.

- Estacione de forma tranquila: antes de começar a fazer manobras, verifique que tem espaço suficiente e boa visibilidade. Desta forma poderá ser mais eficaz no momento de estacionar e evitará custos acrescidos.

- Antecipe o percurso: isto não diz respeito apenas às viagens longas. Se circular pela cidade, é importante informar-se sobre a situação do trânsito e sobre as possíveis alterações da circulação habitual, como eventos especiais, obras ou ruas cortadas.

Data