Vulco Blog

Como poupar combustível se conduzir autocaravana

As autocaravanas são os veículos da moda. Cada vez mais são escolhidas para desfrutar das férias por muitas pessoas que procuram a máxima liberdade possível.

Se estes dias circular com autocaravana ou planear faze-lo este verão, convém ter em conta estes conselhos que o vão ajudar a poupar combustível. Tenha-os em conta: são veículos grandes e pesados nos quais uns truques simples podem chegar a poupanças significativas:

- Uma boa revisão antes de sair: na sua oficina de confiança podem verificar se tudo está perfeito. Mudando o óleo e os filtros no momento certo o motor funcionará melhor, tornando o consumo mais eficiente.

- Pneus: devem estar sempre na pressão adequada, uma vez que, se esta não for a correta, o gasto de combustível vai aumentar.

- Velocidade: se baixar o ritmo uns 10 Km/h pode diminuir consideravelmente o consumo de combustível. Não é obrigatório circular sempre no limite de velocidade. Considere também ir um pouco mais relaxado. A diferença de tempo não será assim tanta, mas a poupança de combustível pode ser importante.

- Aproveite a inércia: quando puder, deixe que o veículo rode com a sua própria inércia sem necessidade de pisar o acelerador.

- Pare o motor: se estiver parado mais de uns segundos, convém desligar o motor. Desta forma, vai evitar um gasto inútil, como fazem os veículos que incluem o sistema Start/Stop.

- Não leve a casa às costas: embora viaje com uma vivenda com rodas, não é preciso carregar até ao cimo. As autocaravanas e as furgonetas já pesam o suficiente, pelo que não é necessário acrescentar peso desnecessário. Certamente que vai carregar coisas que não vai utilizar, o que prejudica a eficácia do veículo.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina Vulco mais próxima.

Fonte: El País.

Data