Vulco Blog

Como saber se a embraiagem está a ponto de avariar

A embraiagem do seu carro é um elemento que se pode deteriorar rapidamente. Detetar problemas a tempo pode poupar-lhe desgostos. Para isso, há um teste muito simples que pode fazer, sobretudo se o veículo esteve parado durante algum tempo.

Desta forma, deve ter o carro a funcionar, imobilizado numa zona plana e com espaço de segurança. Depois, basta pisar na embraiagem, colocar a velocidade mais alta do seu veículo (quinta ou sexta) e soltar o pedal rapidamente.

Se a embraiagem estiver em perfeito estado, o carro deveria parar de funcionar nesse mesmo momento. Se não parar de forma imediata, é sinal de que o disco da embraiagem começa já a patinar e que é preciso substituí-lo.

Também há outros sintomas de uma embraiagem defeituosa, como o facto do carro atingir uma rotação demasiado elevada ao acelerar e não ganhar velocidade como sempre. É possível, também, que se o carro estiver numa subida, nem sequer chegue a avançar.

Se for o seu caso, faça uma marcação na sua oficina de confiança porque tudo indica que a embraiagem está a ponto de falhar.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina Vulco mais próxima.

Imagem: Norma Robertson.

 

Data