Vulco Blog

Conselhos para conduzir com segurança em estradas escorregadias

São situações muito frequentes no inverno, sobretudo se chover muito ou houver gelo. Se notar que a estrada está escorregadia, siga estes conselhos para melhorar a segurança ao volante:

- Prepare o veículo: assegure-se de que o seu veículo está em perfeitas condições para circular. Verifique especialmente o estado dos pneus, que são o único ponto de contacto com o solo. Leve correntes para a neve no inverno.

- Reduza a velocidade: a regra fundamental em estradas escorregadias é adequar a velocidade. Isto proporciona mais tempo para reagir em caso de travagem de emergência ou até para controlar o veículo em aquaplanagem ou derrapagens. 

- Aumente a distância de segurança: mantenha uma distância maior em relação ao veículo da frente, permitindo uma maior margem de manobra em situações de emergência.

- Trave e acelere suavemente: evite movimentos bruscos que possam provocar perda de controlo. Faça-o sempre que puder de forma gradual. 

- Técnica de condução em curvas: reduza a velocidade antes da curva, mantenha uma velocidade constante durante a mesma e acelere suavemente ao sair. 

- Conheça o seu veículo: saiba como o seu veículo responde em condições escorregadias, nomeadamente com o controlo de tração ou o ABS.

- Evite manobras desnecessárias: em estradas escorregadias, diminua as mudanças de via e evite manobras que possam desestabilizar o veículo.

- Presta atención al entorno: observa el comportamiento de otros vehículos y detecta posibles peligros en la carretera, como hielo o agua embalsada.

- Aprenda a reagir de forma segura: em caso de derrapagem, é recomendável dirigir o volante suavemente na direção desejada em vez de travar de forma brusca. 

- Mantenha a calma: a serenidad é fundamental. Evite o pânico, já que a ansiedade pode conduzir a decisões precipitadas.

Caso seja necessário, visite a sua a sua oficina Vulco mais próxima.

Data