Vulco Blog

Consequências de conduzir com os amortecedores desgastados

Conduzir com os amortecedores desgastados é mais prejudicial do que parece. Para além do aumento do incómodo durante a andamento, há outras consequências que afetam a segurança.

Entre as consequências, destacamos as seguintes:

- Travões menos eficazes: o rendimento dos travões pode ver-se afetado por uns amortecedores que funcionam mal. Além disso, vai aumentar a distância de travagem necessária para imobilizar o carro em caso de emergência, bem como o risco de resvalar em estradas molhadas.

- Pneus que se desgastam cedo: se os amortecedores não são capazes de manter os pneus em contacto com a estrada, estes podem sofrer desgastes prematuros e criar um problema de segurança.

- Menos manobrabilidade e controlo: a capacidade de controlar o veículo vê-se afetada diretamente por amortecedores avariados. Entre os sinais de que isto ocorre, encontram-se ressaltos excessivos, oscilações, balanços ou perda de controlo com vento lateral.

- Maior desgaste de outras peças: os amortecedores desgastados podem ter consequências sobre as componentes da direção, os travões e a própria suspensão, acelerando o seu desgaste.

Se quiser evitar estes problemas, o melhor é visitar a sua oficina de confiança no devido momento para fazer uma revisão do estado do veículo. Cumprir com os intervalos de manutenção e revisão é uma prática que ajuda a manter a segurança ao conduzir.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina Vulco mais próxima.

 

Data