Vulco Blog

Cuidados a ter com a aquaplanagem

A aquaplanagem é um efeito que se produz quando conduzimos com água abundante na estrada. Se o asfalto não drenar de forma eficiente, podem formar-se pequenas banheiras de água que fazem com que o carro patine sem controlo.

 

Para reconhecer a aquaplanagem é preciso estar atento aos sinais: se sentir uma retenção forte e que a direção está fora de controlo, é provável que se encontre nesta situação. O seu carro pode continuar a direito ou então deslocar-se lateralmente.

 

O que fazer nestes casos? O melhor é segurar no volante com firmeza, de forma a corrigir na medida do possível as perdas de trajetória. Não deve acelerar nem travar. Se conseguir pisar o acelerador de forma suave, fará com que as rodas continuem a rodar numa velocidade constante, o que evitará transferências de massas e possíveis derrapagens.

 

Sempre que tiver que conduzir em situações de chuva abundante, deve reduzir a velocidade e assegurar-se de que os pneus do seu carro se encontram em bom estado. Embora estas práticas reduzam em grande medida o risco de sofrer este problema, a verdade é que não o eliminam por completo. Por isso, convém saber identificar a aquaplanagem e reagir convenientemente.

 

Também deve aumentar a precaução se vir que a água atravessa ou inunda partes da estrada e refletir antes de continuar. Na verdade, uma corrente de água com meio metro de profundidade pode arrastrar um carro que circule a apenas 10-20 km/h.

 

Caso encontre uma estrada inundada, deve evitar atravessá-la mesmo que a conheça, porque a profundidade pode ser maior do que parece. Se reparar que a água começa a subir, supera a altura dos eixos e começa a fazer o carro mover-se, deve abandoná-lo imediatamente.

 

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina mais próxima.

Data