Vulco Blog

Fatores que influenciam a vida útil de um carro

Quanto tempo dura um carro? A resposta correta é: depende. A quilometragem que poderá chegar a fazer com um carro é maior ou menor em função de uma série de fatores que influenciam a sua vida útil.

Um carro a gasolina tem uma vida útil média aproximada de 250.000 km, enquanto que os veículos a gasóleo têm uma vida um pouco mais longa:  350.000 km. No entanto, é importante ter em conta certas questões, que podem aumentar ou encurtar esses registos:

- Estilo de condução: as travagens fortes e as acelerações desgastam muito mais as componentes do carro e, dessa forma, a sua vida últil ressente-se. Acontece o contrário com uma condução mais tranquila.

- Manutenção adequada: é fundamental visitar a sua oficina de confiança com regularidade para manter o veículo em bom estado e, dessa forma, aumentar a sua vida útil. É importante seguir as recomendações do fabricante e dirigir-se à oficina quando for necessário mudar o óleo, os filtros, os pneus ou travões, entre outras operações. 

- Qualidade do veículo: este fator deve ser tido em conta no princípio, ou seja, ao escolher o veículo. Geralmente, uma maior qualidade das componentes vai representar uma maior longevidade.

- Condições de condução: a zona por onde o veículo costuma circular também afeta a sua vida útil. Não é o mesmo uma zona de temperaturas e fenómenos climáticos difíceis do que outra com um clima mais suave. Também não é o mesmo circular em ambientes nos quais abunde o pó, a areia ou salitre do que fazê-lo em ambientes mais limpos. 

Caso seja necessário, visite a sua a sua oficina Vulco mais próxima.

Data