Vulco Blog

Gasolina e gasóleo: podem congelar com o frio?

Já deve ter ouvido que o ideal para um veículo é “dormir" numa garagem. Esta recomendação serve para preservar algumas componentes que sofrem especialmente os rigores da intempérie, desde a carroçaria à bateria. E o que acontece com o combustível? A gasolina e o gasóleo podem chegar a congelar se estiver muito frio?

Na verdade, não é especialmente fácil que se cheguem a congelar. No caso da gasolina, es rarísimo: o seu ponto de congelação está nos -107 0C, embora seja certo que começa a cristalizar-se a -40 0C. 

caso do gasóleo é diferente: o seu ponto de congelação está nos -10 0C. E essa é uma temperatura que pode acontecer em algumas localidades de Portugal quando o frio aperta. O que acontece nestes casos? Que as parafinas cristalizam, o gasóleo fica mais espesso e pode entupir as mangueiras por onde circula. Como consequência, não se vai injetar bem na câmara de combustão: o carro não vai arrancar e, se estiver a circular quando o gasóleo congelar, o carro poderá dar esticões até se imobilizar.

Mas então, como é que fazem nos países onde se alcançam com facilida os -10 0C? E se eu quiser viajar a um deles com o meu carro? É muito fácil: deverá abastecer num posto de combustível da zona. Nesses locais, os gasóleos têm aditivos que baixam o ponto de congelação até aos -17 0C. E tente também deixar o carro estacionado num sítio resguardado, especialmente durante a noite.

E se o gasóleo já congelou? Também é simples: não tente arrancar para não forçar a mecânica e causar uma avaria. Espere que as temperaturas melhorem, que o combustível vai descongelar sozinho.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina Vulco mais próxima.

 

Data