Vulco Blog

Mudança do óleo e do filtro: como aumentar a vida do motor do seu carro

A mudança do óleo e do filtro é uma parte fundamental da manutenção periódica dos veículos. Tanto que muitas pessoas não falam de levar o carro à revisão, mas dizem diretamente que vão à oficina “mudar o óleo do carro”.

Embora seja certo que nas revisões periódicas dos veículos se levam a cabo muitas outras operações, a mudança do lubrificante é uma das mais habituais. Isto deve-se a que o óleo do motor é imprescindível para que o carro funcione bem. Por isso é tão importante mudá-lo quando o fabricante do automóvel o indica.

 

Por que é tão importante o óleo do carro?

Este fluido cumpre várias funções num veículo, daí que vamos citar as mais importantes:

- Lubrificante de peças: é o trabalho fundamental de um lubrificante. O óleo do motor cria uma película entre diferentes componentes do motor que impede que rocem entre si. Desta forma, evitam-se desgastes prematuros devido à fricção, bem como o temido motor gripado, que acontece quando há peças que roçam entre si que acabam por deixar de funcionar.

- Manutenção da temperatura do motor: efetivamente, o óleo tem propriedades que ajudam a manter a temperatura dentro do motor em níveis ótimos e, portanto, evitam o mau funcionamento do propulsor. 

- Inibição da corrosão: o óleo do motor tem também propriedades anticorrosivas graças aos aditivos que inclui. Desta forma, ajudam a proteger as peças do motor para além da lubrificação.

- Limpeza: sim, leu bem. Os lubrificantes também contam com propriedades detergentes que ajudam a que a sujidade não se acumule no motor.

- Proteção de outros componentes: algumas partes do veículo, como os filtros de partículas, necessitam a proteção de um tipo específico de lubrificante, denominado low saps, para aumentar a sua vida útil.

 

 

Por que deve mudar o óleo?

Todas as funções que acabamos de descrever se vêm comprometidas se o óleo do motor perder as suas propriedades por uma utilização demasiado prolongada.

Se fizer quilómetros a mais com o mesmo lubrificante, este vai degradar-se e sujar-se mais rapidamente, pelo que deixará de proteger o motor. Isto poderá culminar num envelhecimento prematuro do propulsor do seu veículo que pode significar avarias dispendiosas e inclusivamente um maior consumo de combustível.

Por isso é tão importante respeitar os intervalos que estabelece o fabricante do seu carro no momento de mudar o óleo. Deve acudir à sua oficina de confiança antes de percorrer mais quilómetros e/ou que decorra mais tempo do que o que indica o livro de manutenção do veículo.

 

Por que deve mudar o óleo e o filtro ao mesmo tempo?

Além de substituir o lubrificante de um veículo, é muito recomendável mudar o filtro do óleo ao mesmo tempo. Estes dois elementos trabalham juntos para manter limpo o motor do carro, por isso é fundamental que se encontrem condições ótimas.

O filtro do óleo tem como função principal reter sujidade que o lubrificante arrasta. Partículas procedentes do desgaste do motor, pó e resíduos da combustão acabam no filtro, que se encarrega de que não passem de novo para o circuito e, portanto, que não danifiquem as peças que o compõem.

Se o filtro do óleo do seu carro estiver a funcionar há demasiado tempo, correrá o risco de que acabe por ficar obstruído e não possa reter mais sujidade. Como consequência, cumprirá com as suas funções. Isto acabará com o seu carro avariado.

 

Com que frequência devo mudar o óleo do carro?

Para responder a esta questão, o melhor é consultar o manual de manutenção do seu veículo. Ali, o fabricante indica os intervalos que devem ser seguidos para substituir o lubrificante.

Deve ter em conta que a quilometragem ou o tempo que devem transcorrer entre mudanças de óleo dependerá em grande medida tanto do tipo de motor do seu carro como da utilização que fizer do mesmo. O intervalo será distinto para um condutor que utilize o seu carro todos os dias para realizar trajetos urbanos do que para outro que utilize o veículo principalmente para realizar viagens em estrada.

O melhor será fazer uma visita à sua oficina de confiança tanto para escolher o lubrificante mais adequado como para se informar sobre quando deve mudar o óleo do seu carro. Agora que já sabe por que é tão importante esta operação, certamente não deixará passar nenhuma revisão.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina de confiança.

Data